ESTEJA A VONTADE E SEJA MUITO BEM VINDA!!!

Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 3 de março de 2012

SOBRE JESUS E ALGUMAS DE SUAS LIÇÕES

"Bem-aventurados os humildes de coração, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque ...serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós."


"Ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho, dente por dente', Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam. Pois se amardes apenas os que vos amam, que mérito tereis ? Que fazeis nisso de especial ? Não fazem assim também os que não conhecem a Deus ? "

"Não há maior amor do que aquele de quem dá a vida por seus amigos"

(JESUS CRISTO)


REFLEXÃO:
Como podem notar, Jesus nos ensina a sermos misericordiosos, nos diz que os humildes ou pobres de coração, ou seja, os desapegados de tudo que não vale a pena, possuem o Reino dos Céus, nos afirma categoricamente que os que choram serao consolados, que os pacíficos são filhos de Deus e os mansos ainda herdarão a terra, e que os que têm fome e sede de justiça serão saciados, assim como aqueles que forem perseguidos, caluniados, zombados etc, por tê-Lo ouvido e tentado segui-Lo, serão recompensados. Alguns, na época, provavelmente devem ter achado que Ele era um completo lunático por afirmar coisas assim, e outros ainda pensam o mesmo hoje.

Entretanto, Jesus foi mais longe, disse que devemos amar tambem os inimigos, tratá-los bem, orar por eles, não revidar na mesma moeda, ir além, dar a outra face. Masoquismo ? Não, nada disso. Ele nos ensina a desarmarmos os inimigos, não com armas explosivas nem com violencias e mais agressões, mas com o contrario disso, com o amor. Porque só o amor pode acabar com a inimizade e tem chance de fazer do inimigo um amigo. Apesar disso, Ele tambem afirmou que o maior amor é do que dá a vida por seus amigos. Não disse que é o do que dá a vida por seus inimigos, mas por seus amigos. Contraditório ? Não, nada disso. Amar os inimgos não é morrer de amores por alguém que te fez mal e te agrediu, não é a isso que Jesus nos exorta. Amor tem graus. Amar os inimigos é o primeiro grau, é não lhes odiar apesar de tudo, não cultivar sentimentos negativos em relação a eles, desejar-lhes o bem, e pedir a Deus por eles e pra que a paz se estabeleça entre eles e nós, para que os rancores e ódios se desfaçam, e quem sabe, assim, possamos dar o outro passo até conseguirmos ser amigos. Aí, sim, o amor terá condições de aumentar para um grau bem maior até chegar a ser bem mais perfeito. E este é o maior amor.

Logo, o maior amor é aquele de quem ja chegou nesse grau de amor com o outro e é capaz de oferecer a sua vida por ele, não apenas morrendo de modo drástico para salvar a vida do outro, mas doando-se gratuitamente no amor ao outro durante o cotidiano da vida, tentando ser o menos egoísta possível, e o mais aberto/a possível ao diálogo, ao auxílio ao outro no que puder, às demonstrações de afeto, de apoio, de solidariedade, ao crescimento conjunto, à paciencia com o outro, à partilha dos momentos ruins, além dos bons. Isso é amar e doar a vida pelo amigo/a. Parece fácil, mas não é. Muitos desistem logo nas primeiras dificuldades. Amar na convivência e nas pequenas coisas do dia-a-dia é uma aventura enorme, não só gloriosa, mas também com muitos instantes difíceis e dolorosos ao longo do percurso. Não há, porém, outro caminho para encontrarmos melhor a nós mesmos, para evoluirmos em nossa humanidade em todas as suas dimensões, e para seguirmos o que Deus, que é Amor, deseja de nós. Portanto, mãos à obra minha gente amiga! 



Gisele De Marie 

                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo, nós respeitamos a sua opinião. Pedimos a gentileza de observar as regras da cortesia e do bom senso.

Arquivo do blog